03/09/2017
27/08/2017
18/08/2017
30/07/2017
23/07/2017
16/07/2017
02/07/2017
11/06/2017
27/05/2017
18/05/2017
Posts Recentes
Uma equipe...de líderes!
November 29, 2016
CAPÍTULO 7
A maior recompensa do líder: formando uma equipe ideal de líderes

O que vem a ser uma equipe?
Um grupo com uma meta comum,
Onde haja cooperação,
Comunicação,
E compromisso.
Mesmo considerando a importância que o trabalho em equipe tem, e por mais poderoso que possa parecer para o sucesso de uma organização, o fato é que muitos líderes não ensinam seu pessoal a trabalhar em equipes.
Uma boa equipe é sempre maior do que a soma de suas partes, mas as equipes de líderes aumentam sua eficiência exponencialmente.
Qualquer pessoa que esteja desenvolvendo líderes também pode desenvolvê-los no sentido de uma equipe.
As qualidades de uma equipe ideal
1. Os membros da equipe cuidam uns dos outros.
Equipes que não se unem não podem se desenvolver.
Quando um membro de uma equipe não se importa com ninguém que não seja ele mesmo, toda a equipe sofre.
Uma das melhores maneiras de desenvolver este interesse é levar a equipe a sair junta, fora do contexto de trabalho, para que formem relacionamentos.
2. Os membros da equipe sabem o que é importante.
Qualquer pessoa que não sabe o que é importante para a equipe não só falha em contribuir para ela, mas na verdade, a impede de alcançar o sucesso.
O líder da equipe deve identificar o que é importante para ela e passar essas informações para os membros de sua equipe.
3. Os membros da equipe comunicam-se uns com os outros.
Assim como é fundamental que o líder da equipe comunique o que é importante para ela, cada um dos membros da equipe deve comunicar-se com os outros membros.
Sem comunicação, tarefas importantes podem ficar por fazer, e os membros da equipe podem se ver fazendo um trabalho pela segunda vez.
Linhas claras e formais de comunicação devem ser estabelecidas, assim como deve ser incentivada uma atmosfera de comunicação positiva em um ambiente seguro.
A comunicação aberta entre os membros da equipe aumenta a produtividade.
4. Os membros da equipe crescem juntos.
Em uma organização, compete ao líder orquestrar o crescimento da equipe. Deve assegurar que o crescimento de todos seja simultâneo, proporcionando oportunidades comuns.
As experiências compartilhadas e a troca de ideias na comunicação são as melhores formas de promover o crescimento em equipe.
5. Há uma adequação da equipe.
À medida que as pessoas que se preocupam umas com as outras crescem juntas e trabalham para atingir uma meta comum, elas passam a se conhecer melhor: começam a apreciar os pontos fortes e conhecer os pontos fracos. Se conseguirem reconhecer as qualidades únicas de cada membro, poderão desenvolver sua “adequação”.
Uma boa adequação da equipe requer uma atitude de parceria: todos os membros devem respeitar uns aos outros, aprender a confiar uns nos outros e ter o desejo de contribuir para a equipe e contar com a contribuição de cada um de seus integrantes.
6. Os membros da equipe colocam o que é melhor para ela acima de seus direitos individuais.
Isto acontecerá se cada membro de fato acreditar que o valor do sucesso da equipe é maior do que o valor de seus próprios interesses pessoais.
O sacrifício pessoal deve ser incentivado e depois recompensado – pelo líder e pelos outros membros da equipe.
7. Cada membro da equipe desempenha um papel especial.
Em uma situação ideal, o papel de cada pessoa está baseado em seus principais pontos fortes, maximizando seus talentos.
Algumas vezes, os membros das equipes devem ser flexíveis, ocupando posições conforme a necessidade da equipe, ainda que não correspondam aos seus pontos fortes.
É importante que todos os membros assumam um papel que corresponda a metas e necessidades da organização, bem como a seus talentos e habilidades pessoais.
8. Uma equipe eficiente tem bons reservas.
Contar com um grupo de bons indivíduos capazes de desempenhar diferentes funções dá ao líder da equipe grande flexibilidade para qualquer situação.
Líderes na “reserva” podem aliviar o fardo dos líderes “titulares”, quando estes estiverem cansados, precisando ser substituídos em momentos de necessidade.
9. Os membros da equipe sabem exatamente onde a equipe se encontra.
O senso organizacional é a habilidade de saber o que está acontecendo dentro da organização, como ela está em relação às suas metas, como é o desempenho dos diversos membros e quanto mais eles podem dar para fazer a equipe chegar onde precisa.
Cabe ao líder manter todos os membros da equipe informados, pois nem todos terão esta percepção naturalmente.
10. Os membros da equipe estão dispostos a pagar o preço.
Cada membro da equipe deve estar disposto a sacrificar tempo e energia para ter prática e preparo; deve estar disposto a ser responsável e a abrir mão de parte de si mesmo para o sucesso da equipe.
Sem a convicção de cada pessoa de que a causa vale o sacrifício, a batalha jamais será vencida e a equipe não terá sucesso. É preciso que haja compromisso.
Resumo do livro “DESENVOLVENDO LÍDERES EM SUA EQUIPE DE TRABALHO”, de John Maxwell, Editora Mundo Cristão (fora de linha).


